segunda-feira, 24 de maio de 2010

Argumentos na portaria.

Depois de acordar mais tarde que o normal numa segunda – feira normal, o interfone toca anormalmente e na tentativa de atendê-lo ele não funciona – o que achei normal.
Já estava de saída.
Desci as escadas avermelhadas dando rumo ao meu dia.
Ao abrir a porta vejo dois homens uniformizados e de capacete – o bolso da camisa trazia o bordado: AES ELETROPAULO. Os rostos eram simpáticos e responderam ao meu ‘bom dia’ com a simpatia esperada.
Pediram pra entrar.
Eu, como um poço sem fim de perguntas, indaguei o motivo da visita.
- A gente vai cortar a luz, moça.
Respondeu o mais novo dos homens, com um rosto naturalmente cômico e com as orelhas achatadas pelo peso do capacete.
- De que apartamento, moço? – respondi instantaneamente
- Apartamento 0X. Disse ele.
- Mas moço o 0X não pode. Retruquei rindo.
- É o seu? Perguntou ele assustado.
- Não. Disse eu – é do meu vizinho – o que não era surpresa pra nenhum dos três naquela manhã.
- Ele continuou dizendo que não tinha ninguém no apartamento em questão, e eu confirmei que era verdade.
O motivo do corte?
Duas contas atrasadas.
Disse a eles que os moradores além de ocupados eram esquecidos.E que se ele esperasse algumas horinhas,um deles chegaria,pagaria a conta e ele não precisaria desligá-la e religá-la mais tarde.
A simpatia naqueles rostos não era impressão.
Eles concordaram que deveria ser esquecimento mesmo, e que acontece com várias pessoas. Contaram alguns casos em meio a risadas. Falaram pra eu ligar pra um deles e que dariam preferência a esse ‘causo’.
Tentei mais alguns argumentos. Entre eles “mas os meninos são bonzinhos...”- o que fez o mais velho deles rir.
Todos em vão.
Estávamos ambos fazendo nossas partes. E a deles era cortar a luz.
Enquanto eu me entretinha com o moço engraçado, o outro já havia feito o serviço.
Me levaram no papo.
Pediram pra que eu entregasse um papel aos moradores do 0X,ou então que enfiasse por debaixo da porta,e foi o que eu fiz.
Troquei mais alguns minutos de conversa com os dois homens.
Riram da minha preocupação.
Mas querendo ou não a luz foi cortada.
Eles avisaram que estariam por perto e que logo voltariam.
( assim que contas fossem pagas)
Me despedi deles.
E antes que eu subisse pra enfiar o informante por debaixo da porta, o moço engraçado me disse:
- Moça,você é engraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário